29 abril, 2008

Terrinha, 3.


Caneta e aguarela sobre A5.

Velhotes curvados e rijos e triciclos motorizados. Mais um must das terrinhas.

28 abril, 2008

Terrinha, 2.


Caneta e aguarela sobre A5.

«Atenção moinhos» devia ser um sinal de perigo existente em todas as terras que se querem de praia. E aqui, na Ericeira, todas têm pelo menos um moinho que normalmente serve de chamariz para um restaurante, supermercado ou alguma associação recreativa.
Praia ... pois, mas em Agosto.

27 abril, 2008

Terrinha


Caneta e aguarela sobre A5.

Casais de São Lourenço. Freguesia de Santo Isidoro. Concelho de Mafra. Galos a cantarem. Mini mercados com bilhas de gás à porta. Lindo. Amanhã mostro mais.
A very good week to all.

25 abril, 2008

25




«O vento não leva consigo o silêncio
Só amplia o grito que nele existe
No verde inquieto da copa das árvores»

Mais um excelente texto roubado daqui. Obrigado Maria Laura.
Lembrei-me do texto e de um desenho que já tinha feito, uma estátua a Ghandi ali para os lados do Restelo, para este dia.

24 abril, 2008

Belém: p/b + cor


Caneta e lápis de cor sobre A5.

23 abril, 2008

Belém: p/b + cor + Sol


Caneta e lápis de cor sobre A5.

22 abril, 2008

Belém: p/b + cor


Caneta e aguarela sobre A5.
O meu edifício preferido.

21 abril, 2008

Belém: p/b + cor.


Caneta e aguarela sobre A5.

20 abril, 2008

25 de Abril ?




Caneta sobre A5.

Hoje de manhã, em Belém junto à estação dos barcos, montava-se uma roda gigante. Algúém ao lado arriscava: será para o 25 de Abril?
Pão e circo, lembrei-me.

19 abril, 2008

Nintendo DS.


Lápis sobre A5.

Nintendo DS. É como ela faz questão de chamar ao aparelho. Pergunto-lhe sempre porque é que junta o «DS», ao que ela responde: porque o modelo é o DS. Óbvio, não é?
No meu tempo de adolescente, mais velho que a minha filha, também tratávamos os nossos brinquedos, as motos de 50 cc, pela designação do modelo. Assim as Hondas ou eram CD ou SS, mais antigas, ou CB, as mais novas, enquanto o suprasumo das Yamaha eram as RD. Para os mais afortunados existiam as Yamaha 125 Enduro, assim mesmo. Nunca nos referiamos a tais objectos como simplesmente "motas". Todas tinham nome próprio que seguia à risca as siglas do modelo.
Parece que os tempos não mudaram assim tanto. Os objectos dos adolescentes, ou dos que para lá caminham como é o caso da minha filha, continuam a cumprir a sua função prática, estética e simbólica, todas muito bem divididas.

18 abril, 2008

Trânsito, 1.


Caneta e aguarela sobre A5.

Mais um do trânsito. A verdade é que isto anda fraco. Sem tempo climático para caminhadas, o blogue é que paga.

17 abril, 2008

Volante à direita ...


Caneta sobre A5.
... no retrovisor.

16 abril, 2008

À espera, 4.


Caneta e aguarela sobre A5.

15 abril, 2008

Chapéus.


Caneta e aguarela sobre A5.
Passeio por um jardim. Enquanto está Sol, chapéus ainda há muitos.

14 abril, 2008

Tubarões e multas.


Caneta sobre A5.


Lápis de cor sobre A5.
Ou tubarões de multas...
É uma piada, claro. Boa semana para todos.

12 abril, 2008

Barcos e peixes.


Caneta e lápis de cor sobre A5.


Lápis e aguada sobre A5.

10 abril, 2008

Do Quotidiano + Oceanário


Caneta sobre A5.


Lápis de cor e aguada sobre A5.

Pensei: se começar a pôr dois desenhos, nas respectivas técnicas, vou ter que trabalhar ambas. É para isso que serve o blog. Portanto, para aqueles que me visitam, um pouco mais de paciência.

07 abril, 2008

Oceanário, 2.



A aguarela foi dada em casa.

06 abril, 2008

Oceanário


Caneta e aguarela sobre A5.
Já tinha andado pora desenhar. É definitivamente um dos meus locais preferidos.

04 abril, 2008

Fogo








Caneta e aguarela sobre A5.



Visita à fábrica da Atlantis, produtora de objectos de vidro e cristal. O calor dentro do circuito produtivo era quase insuportável. Os operários trabalhavam como se não fosse nada com eles. Ou nem tanto. Pouco depois de chegarmos, o pessoal parou em greve, que estava marcada para esse dia.
À vinda paragem numa estação de serviço. O fogo, outra vez, a obrigar a manobras mais radicais, como sejam a daqueles senhores a fumarem um cigarro deitados à sombra da carrinha.

02 abril, 2008

«Velhos do Restelo», 2.



O mesmo local, rodando 90º, sentido dos ponteiros do relógio.

«Velhos do Restelo»


Caneta sobre A5.

É um bar onde gastei muitas noites da minha vida. Hoje já não se chama assim. Fui por acaso lá almoçar. Estranhei o cenário defronte com a luz do Sol.