25 novembro, 2010

Lançamento do livro «Diário de viagem em Lisboa. Sete colinas, sete desenhadores»




Lançamento do livro «Diário de viagem em Lisboa. Sete colinas, sete desenhadores» no Dia 7 de Dezembro, 21.30h, na livraria Ler Devagar no espaço Lx Factory em Lisboa.

«Para este livro gizou-se um plano bem concreto. Cada desenhador fez um percurso só seu, vindo de um local da ‘periferia’, em direcção ao umbigo da cidade, cada um em busca de uma das míticas sete colinas. E assim temos sete percursos em Lisboa, por lugares-colinas das mais variadas cores. Eduardo vem pelo oriente, pelo adolescente Parque das Nações, passa pelas sempre soalheiras e expectantes Marvila, Beato, Xabregas, sobe ao Chile, desce a Almirante Reis e vai enfim até à velha e familiar vila de Santo André da Graça. Filipe entra por nordeste, pelo semi-modernista Lumiar, segue pelas terciárias Avenidas e Rotundas, espreita o Ritz e sobe à vetusta São Roque da Misericórdia, da Trindade e do Carmo. Richard está na outra banda, na salgada Cacilhas, talvez beba uma imperial, apanha o Cacilheiro para o Cais do Sodré, espreita o Alecrim e São Paulo, sobe de elevador pela popular Santa Catarina da Bica e do Adamastor. João está a ocidente na manuelina Belém, passa pelas docas por baixo da mais bela ponte, vai à Ribeira e ao Cais do Sodré, passeia na Baixa, sobe à ladina São Vicente da Feira da Ladra. Por noroeste, três rotas. José começa na comercial Alfragide, verdeja Monsanto, as Amoreiras e o Marquês, sobe ao Príncipe Real e parando nos quiosques, chega então ao Camões e às Chagas. Pedro azinhaga-se na velha Carnide, e lança-se ao fresco Campo de Santana e aos becos e calçadas da inclinada e popularíssima Pena. E Pedro (outro) entra pelas portas da bairrista e já histórica Benfica, desenha a Quinta da Granja e desdenha o Colombo, segue à Palhavã e à Gulbenkian e de metropolitano, num pulo, do Rossio sobe enfim para a principal São Jorge do Castelo.»

Excerto do excelente ensaio que João Seixas escreveu para o livro.

Já podem aquirir o livro na editora. Boa viagem.

PS - Na mesma livraria o mestre João Catarino lança amanhã as suas aventuras pela EN2.

3 comentários:

Uma boa parte de mim disse...

Muito bem. E muito bem escolhido, o espaço! Parabéns e muitas felicidades (vendas) aos sete! Vamos ver se damos uma mãozinha a isso ;)

Erica disse...

Já mandei vir!

SOFIA disse...

mmm,,,interesting design!cool!