29 maio, 2009

Jornal «i»



Saiu hoje no jornal i uma reportagem ilustrada que fiz, juntamente com dois jornalistas, de uma tourada no Cartaxo. Achei entre outras coisas que a "festa brava" na televisão, à semelhança do futebol, é mais espectacular. Ao vivo é tudo mais pequeno e menos colorido. Mas não há dúvida que devem existir poucos espectáculos que sejam tão bons para desenhar.

5 comentários:

JASG disse...

Avisas a malta quase às dez da noite... tive de comprar hoje (sábado) e teve de ser na Nazaré...

:-)

Valeu a pena. Como esperado, estão fabulosos.

Abr.

Luis Filipe Gomes disse...

Sem dúvida que a "festa brava" proporciona imagens excelentes. Assim o achou Goya, Picasso e uma legião de artistas espanhóis. Por cá também temos muitos como Pomar, José Louro e perdoa-me a temeridade, muito modestamente eu próprio.
Qualquer espectáculo teatral, de arena, tem esta particularidade de estimular os sentidos. Porém peço-te que faças uma reflexão sobre o que estás vendo. Peço-te que olhes mais para a arena e menos para o papel. No meu caso os meus olhos detectaram uma qualquer inexplicável incongruência entre o que via e o que deixou de parecer bem, ou mesmo plásticamente belo. Não sei se foi algum efeito sinestésico, mas gerou-se uma incompatibilidade entre o perfume das mulheres, o cheiro de tabaco negro, o aroma a feno e o fedor dos excrementos, do súor e do sangue. O meu desenho deixou de dar sentido ao que eu via.
Os brilhos metálicos e a fulgência das lantejolas e dos tecidos acetinados tornaram-se aberrantes com as cores que o medo toma até ser sangue e morte.
Deixei de me interessar por tauromaquia nesse dia na Maestranza de Sevilha.
Continua desenhando e entendendo.
Luís
http://luisdesenha.blogspot.com/

Mais um Lugar de Mim disse...

Excelente. E muitos parabéns por mais este projecto!

hfm disse...

Fez-me pensar noutros tempos!

Monica Cid disse...

parabéns, parabéns pelas tuas 2 páginas!!!!!!!! adorei!!!!! ;D
estão óptimos os desenhos!!!

acho que, por pena minha, tenho falhado alguns dos anteriores desenhó'reporteres...

mas desta vez entrei na sala e o meu paizinho (papa jornais) tinha a página do "i" aberta na tua reportagem!!!... e eu: "Iiiia... liiiiiiiiiiiindos!!!!" :)

falhei a feira no castelo... :(
tenho pena... manda um beijinho grande à Rita e espero ver-vos em breve ;)

beijinhos aos dois :)